Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/incomave/www/wp-config.php on line 82
Bovinos: cuidados com as vacinas! | Incomave
Warning: A non-numeric value encountered in /home/incomave/www/wp-content/themes/incomave/functions.php on line 5763

Autor: Joice Maliuk
Biomédica e Mestre em Microbiologia Agrícola e Ambiental

As vacinas são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, minimizando o risco de doenças e consequentes prejuízos econômicos. Entretanto, o produtor deve tomar alguns cuidados durante o processo de vacinação para garantir a eficácia das vacinas administradas:

Formulação da Vacina: diferentes tecnologias são empregadas, consequentemente originando produtos com características diferentes entre si, mas com a mesma finalidade de proteção.

Validade: atenção à data de validade das vacinas (que consta no rótulo), não aplique vacinas vencidas.

Conservação da Vacina: mantenha as vacinas bem armazenadas, siga sempre a orientação do fabricante. Nunca coloque as vacinas em congelador, pois estas quando congeladas podem perder a eficácia parcial ou totalmente.

Aplicação adequada da vacina: siga os procedimentos descritos no rótulo das vacinas.

Dose de reforço: quase todas as vacinas para os bovinos, para expressarem seu efeito máximo, precisam de uma dose de reforço quando o animal a recebe pela primeira vez em sua vida, seguida de doses complementares semestrais ou anuais conforme a orientação do fabricante.

Formas de Vacinação: A dose e a via de aplicação devem ser respeitadas de acordo com as informações descritas na bula do produto. Em geral, as vacinas são aplicadas no animal por via subcutânea ou intramuscular, havendo agulhas específicas para cada uma delas.

Agulhas Compatíveis: verifique se as agulhas que serão utilizadas na vacinação são compatíveis com a via de aplicação.

Manejo dos Animais: A contenção correta dos animais durante o manejo reduz o risco de quebra de agulhas, perdas de doses e acidentes com a equipe e com os animais. A condução até o local deve ser realizada com calma, sem gritos e correrias. Evitar estressar e maltratar os animais, o que pode causar prejuízos (abortos, traumatismos, etc.) e prejudicar a resposta imunológica à vacinação.

 

Referências bibliográficas.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Boas Práticas de Vacinação. Brasília, 2013.
FREITAS, Thaís Miranda. Vacinas Utilizadas no Manejo Sanitário de Bovinos. Goiania, 2012.